Debrinha na Alemanha

Thursday, April 20, 2006

Volta

Depois do Pantheon, segunda-feira passada às 10 da noite peguei um trem de volta pra Aachen. Na Europa tem trem noturno, que dá pra comprar um lugar numa cama, e viajar dormindo. Cada vagao com assentos-cama tem quartos onde algumas camas ficam dependuradas. No meu quarto tinha mais umas 5 pessoas, que também falavam alemao. Aqui também o fiscal passa dentro do trem marcando os bilhetes, e veio um fiscal frances no vagao (apertado pra caramba por sinal) fiscalizar os bilhetes. O problema é que ele estava recolhendo os documentos das pessoas... Quando ele ia sair do pseudo-quarto com meu passaporte na mao, uma avalanche de memorias de funcionarios chatos da estacao de trem alema falando comigo, e eu nao conseguindo me comunicar direito, e o medo do descredito deles comigo, igual ao que aconteceu na viagem de ida, veio a tona na minha cabeca, e perguntei mais que depressa em ingles: "O senhor poderia me dizer o seu nome?" O frances subiu nas tamancas, ficou falando em frances por que ele deveria dar o nome dele, indignado. Um dos passageiros q estava no vagao me defendeu em ingles, disse que eu nao era europeia, e precisava do passaporte - e o funcionario estava sem plaqueta nenhuma de identificacao. O cara tentou falar ingles, e pelo jeito nao entendeu o que o outro passageiro disse, se desculpou por nao falar ingles bem, e continuou rodando a baiana em frances, ja que o pessoal do meu vagao tambem falava, e me disse que se eu nao desse meu passaporte, alguem iria passar pra me acordar e acordar meus vizinhos depois. Como seguro morreu de velho, o fiscal indignado me devolveu o passaporte...outro passageiro reclamou comigo, mas os outros me defenderam tambem... no fim das contas eu dormi que nem uma pedra... Para quem ta pensando em viajar de trem pela Europa: Esses caras enchem a paciencia: Nao basta andar direito e comprar o bilhete, tem que se defender, porque quando vc vai reclamar depois eles nao te dao credito, e vc fica com cara de pato!

3 Comments:

Blogger Mi na estrada! said...

ta chique d+! assim num da

5:20 PM  
Blogger Débora Maria said...

Vc acha chique ficar 5 h de madrugada no frio esperando na estacao de trem de Karlsruhe pq o seu trem tava demorando? E naum eh chique naum, tanto que quando estavamos indo pra estacao de trem na volta, um mendigo veio perguntar pra gente onde q a gente dormia....eh, mendigo parisiense eh mais arrumado que eu !!! hehehe

8:17 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tá certa vc Dé... passaporte brasileiro é um dos mais visados para roubo... é muito fácil de falsificar... como o cara não tinha plaqueta de identificação vc tá mais que certa em fazer o que fez... e os reclamões que se fodam

7:46 AM  

Post a Comment

<< Home